ATIVIDADES

ATIVIDADES

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mediunidade e Juventude

“Que o jovem espírita, combatendo em si qualquer tendência ao personalismo, se compenetre
dos seus deveres e atenda à sublime máxima do Senhor: «Aquele que quiser ser o maior
no Reino dos Céus seja na Terra o servo de todos.» - Odilon Fernandes

"O dom da mediunidade é tão antigo quanto o mundo. Os profetas eram médiuns, e quase todos iniciaram os seus trabalhos na adolescência. Todos os povos tiveram seus médiuns e as inspirações de Joana d’Arc (que exerceu sua mediunidade na juventude) não eram mais do que as vozes de Espíritos benfazejos que a dirigiam.

O que é mediunidade?
É uma faculdade existente no ser humano que permite a comunicação entre o mundo material e espiritual. É uma disposição orgânica (porém muitas acreditam ser disposição espiritual – Edgard Armond) entre o corpo e o perispírito; Não depende da moral do indivíduo.
Todos os homens são médiuns.
Kardec: “Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns.”
O Livro dos Médiuns, item 159

O Jovem e a Mediunidade
Essa faculdade, quando não acompanha a criança desde seus tenros anos, desabrocha na adolescência, abrindo um enorme leque de possibilidades de servir ao Senhor com humildade e abnegação.
Não é raro encontrarmos adolescentes ou jovens com mediunidade ostensiva murmurando sobre como suas vidas poderiam ser mais fáceis se não tivessem mediunidade, assim, poderiam ser mais “comuns” se não tivessem tanta sensitividade, e como seria ótimo deixar esse trabalho para os mais velhos – era o que eu pensava quando estava imerso na IGNORÂNCIA. Gostaria de lembrar que mediunidade na juventude é oportunidade de serviço, é uma faculdade que NÓS SOLICITAMOS antes de reencarnarmos. Mediunidade não é uma cruz a se carregar e nem um privilégio sacerdotal, mas sim uma ferramenta sublime de elevação e trabalho no bem.

Não há dúvida que a idade é um fator de peso, quando se trata de começar a desenvolver a mediunidade na seara do Senhor. Então, podemos perguntar sobre qual é então a idade ideal para a iniciar.
 Também Kardec o fez, tendo-lhe a Espiritualidade respondido: “não há idade precisa; isso depende inteiramente do desenvolvimento físico e, mais ainda, do desenvolvimento moral. Há crianças de 12 anos a quem isso afetará menos do que a alguns adultos…(cap. XVIII, ponto 8).

O espírito Dr. Odilon Fernandes remete-nos para a idade da responsabilidade, que varia de indivíduo para indivíduo. Segundo afirma, podemos encontrar jovens médiuns, dotados de um sentido da responsabilidade, que outros médiuns mais velhos não têm.
Se recuarmos no tempo, vamos encontrar alguns jovens médiuns (entre 14 e 18 anos), que se tornaram conhecidos, como: Florence Eliza Cook, Francisco de Assis, Joana d’Arc, António de Pádua (ou de Lisboa),Vicente de Paulo, Irmãs Fox, etc.


Mediunidade com Jesus
O médium moralizado, que encontra na vivência evangélica a conduta de vida, é uma pessoa de bem, que procura ser humilde, sincero, paciente, perseverante, bondoso, estudioso e trabalhador. Cumpre o mandato mediúnico com amor.

O que é mediunidade com Jesus?
É colocar em prática a lei de amor.
É vivência da caridade.
É serviço aos semelhantes.
É aprender a servir


Finalidades da mediunidade
-Elo entre os dois mundos
-Comprovação do mundo espiritual
-Aperfeiçoamento do Espírito.


Conseqüências morais
 “A mediunidade é dada sem distinção, a fim de que os Espíritos possam levar a Luz em todas as fileiras, em todas as classes da sociedade, ao pobre como ao rico; aos sábios para os fortalecer no bem, aos viciosos para os corrigir.”

A mediunidade não pode ser fonte de renda
“Restituí a saúde aos doentes, ressuscitai os mortos, curai os leprosos, expulsai os demônios. Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido.” Essa foi a recomendação de Jesus aos seus discípulos, com isto querendo dizer que ninguém deve cobrar por um dom – o dom da cura – que o Pai nos deu.

Mediunidade e espiritualidade
ERA DA MATÉRIA = {Ignorância = {questões materiais, questões espirituais. {Opressão = {espiritual, material. {Instintos = {animalidade, ambição.

ERA DO ESPÍRITO = {Conhecimento = {sabedoria humana, sabedoria espiritual. {Fraternidade = {material, espiritual. Renovação = {moralidade, altruísmo.

Vamos sair de uma para outra fase da evolução planetária, impondo-se, portanto, a renovação dos sentimentos. Numa figura mais simples: a substituição do que é ruim, pelo que é bom; do que é negativo, pelo que é positivo; do que degrada, pelo que diviniza.

Estudando a Mediunidade
Decálogo aos Médiuns
Por André Luiz
1-Rende culto ao dever
2-Trabalha espontaneamente
3. Não te creias maior ou menor
4. Não esperes recompensas no mundo
5. não centralizes a ação
6-Não te encarceres na dúvida
7. Estuda sempre
8. Não te irrites
9- Desculpa incessantemente
10- Não temas perseguidores
XAVIER, F.C e VIEIRA, W. O Espírito da Verdade. FEB, cap. 5.

O espírito Dr. Odilon Fernandes, salienta que “a iniciação mediúnica deve acontecer da maneira mais natural possível, dentro do estudo, do trabalho, da disciplina, do interesse e da perseverança.” E nós acrescentamos: com a orientação imprescindível do dirigente do setor mediúnico da instituição espírita que freqüente.


Acima de tudo, que Jesus seja sempre o seu
farol,  Evangelho a sua bússola, e a mediunidade,
uma ferramenta de serviço e abnegação.

Sammáryo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário